03/08/21

L’ORÉAL PARIS CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER E DESTACA O SEU COMPROMISSO DE EMPODERAMENTO FEMININO


Em comemoração do 50º aniversário da icónica assinatura "Porque Nós Merecemos", L'Oréal Paris reafirma o foco em continuar a derrubar barreiras, empoderando o público feminino através da Beleza e de iniciativas como o "Stand Up-Contra o Assédio em Locais Públicos"

Por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher, L'Oréal Paris anuncia o 50º aniversário da sua icónica assinatura Porque Nós Merecemos. Criada em 1971 e hoje traduzida em 40 línguas, "Porque Nós Merecemos " tem ecoado não só nos consumidores Ocidentais, mas também na Ásia, Europa Oriental, África e Médio Oriente, refletindo a extraordinária caminhada pelo empoderamento feminino ao longo das últimas cinco décadas. A marca tem vindo a refletir o seu profundo empenho em quebrar barreiras para promover o poder das mulheres, ao apostar em inovações científicas que destacam a sua Beleza e recorrendo a uma comunidade diversificada e global de embaixadoras que desafiam estereótipos e conferem ao público feminino confiança para assumir o lugar a que têm direito na sociedade.

Parece inacreditável que a nossa célebre assinatura tenha 50 anos. No entanto, a nossa missão só será cumprida quando já não for necessário recordar às mulheres o seu poder". Temos orgulho em continuar a apoiar causas que lutam contra a discriminação, através de programas educacionais, como é o caso do "Stand Up - Contra o Assédio Sexual em Locais Públicos", e que são fundamentais para derrubar estereótipos, de maneira a dar às mulheres confiança e poder para ocuparem o lugar que merecem na sociedade e alcançarem os objetivos que traçaram".
-Delphine Viguier-Hovasse, Presidente Global da Marca L’Oréal Paris

Uma causa merecedora: "STAND UP - Contra o Assédio Sexual em Locais Públicos"


Como parte do seu compromisso de proteção da autoestima individual, L'Oréal Paris reafirma este apoio com o programa de formação “Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos”, lançado a 8 de março de 2020, em parceria com a ONG internacional “Hollaback!”. Desenvolvido no âmbito de um vasto inquérito feito em colaboração com a IPSOS*, para alertar para a gravidade do assédio nas ruas mundialmente, este programa tem como propósito chegar ao coração de todas as comunidades e criar um movimento global com mais de 1 milhão de pessoas formadas na metodologia 5D criada pela “Hollaback!” até ao final de 2021.

O projeto “Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos” está atualmente em vigor em 8 países, contando com parcerias com associações locais** (França, Espanha, Argentina, Canadá, EUA, México, Itália e Índia) e vai expandir-se para pelo menos 25 países em 2021.

Assédio na rua e em espaços públicos: uma questão prioritária mesmo durante a Covid-19 

Como revelou o recente inquérito realizado em parceria com a IPSOS, o assédio na rua e em espaços públicos continua a ser uma questão prioritária, mesmo no contexto da pandemia da COVID-19. Desde o início da pandemia, uma em cada três mulheres já sofreu pelo menos uma situação de assédio sexual (um número que se revela assustador nesta curta linha temporal), uma em cada duas acredita que a probabilidade de ser assediada sexualmente num espaço público aumentou, e 42% já testemunhou, pelo menos, um incidente de assédio sexual. Adicionalmente, existe uma clara necessidade de mais formação neste campo, pois mais de 25% das inquiridas não intervém quando testemunha acidentes deste cariz devido a não saber o que fazer (e 34% afirma que se soubesse o que fazer, teria agido).

O inquérito revelou ainda uma mudança significativa no comportamento das mulheres para evitar o assédio sexual, sendo que 75% das inquiridas evita certos lugares (+10% em relação a 2019), 59% adapta o seu vestuário e aparência (+9% em relação a 2020), e 54% evita certos meios de transporte (+10% em relação a 2020). Estes números refletem uma nova realidade que, de forma generalizada, originou uma sensação de ansiedade social em 72% das inquiridas, que consideram que o uso da máscara permite aos assediadores que se escondam e sintam intocáveis.

Para conseguir continuar a criar espaços seguros e inclusivos para todos, L'Oréal Paris e as suas embaixadoras encorajam o público a unir forças e a juntar-se ao movimento Stand Up - Contra o Assédio Sexual em Locais Públicos, com a partilha de informação nas suas redes sociais, com o ícone da mão “5D”, e com a hashtag #WeStandUp.

Para saber mais, visite Stand Up- Contra o Assédio em Locais Públicos.

*"Inquérito internacional sobre assédio sexual em espaços públicos", conduzido pela L'Oréal Paris com IPSOS, com dados recolhidos em 14 países com mais de 14 000 participantes, 25 de Janeiro - 9 de fevereiro de 2021.
**”Fondation des Femmes” em França; “Fundacion Mujeres” em Espanha; “Fundacion Pescar” na Argentina; “Hollaback!” no Canadá e nos EUA; “Casa Gaviota” no México; “Alice Onlus” em Itália; “Breakthrought” na Índia.