• 10:30: África e Estados Árabes (CET)
• 13:45: Europa (CET)
• 17:30: América do Norte (CET)
• 20:15: América Latina e Caraíbas (CET)
1 As mulheres cientistas reportaram uma redução no tempo de investigação 5% superior do que os seus homólogos masculinos. Para algumas, com pelo menos uma criança pequena, esse declínio subiu para 17%. https://en.unesco.org/news/covid-19-pandemic-disproportionately-affecting-women-science-and-engineering.
2 Relatório de Ciência da UNESCO: “the Race Against Time for Smarter Development”, UNESCO Publishing (2021).
3 Comissão Europeia 2018 She figures report.
4 Organização Mundial da Propriedade Intelectual, maio 2020, citado na Figura 3.6 do Relatório de Ciência da UNESCO, 2021
5 Comissão Europeia 2018 She figures report.
6 Buolamwini, J., & Gebru, T. (2018). Gender shades: Intersectional accuracy disparities in commercial gender classification. Proceedings of Machine Learning Research, 81, 77-91.
7 Relatório de Ciência da UNESCO: “the race against time for smarter development”, 2021
8 Fórum Económico Mundial, 2018
9 Mathias Wullum Nielsen, Gender diversity leads to better science, PNAS, 2017;
Acerca da Fundação L’Oréal
A Fondation L'Oréal apoia e habilita as mulheres para moldarem o seu futuro e fazerem a diferença na sociedade, concentrando-se em três grandes áreas: investigação científica, beleza inclusiva e ação climática. Desde 1998, o programa L'Oréal-UNESCO For Women in Science tem trabalhado para capacitar mais mulheres cientistas a ultrapassar barreiras à sua progressão e para participarem na resolução dos grandes desafios do nosso tempo, para o benefício de todos. Durante 23 anos, apoiou mais de 3900 mulheres investigadoras de mais de 110 países e regiões, recompensando a sua excelência científica e inspirando as gerações mais jovens a seguir a ciência como uma carreira. Convencida de que a beleza contribui para o processo de reconstrução de vidas, a Fondation L'Oréal ajuda as mulheres vulneráveis a melhorar a sua auto-estima através de tratamentos de beleza e bem-estar gratuitos. Também permite às mulheres desfavorecidas o acesso ao emprego com uma formação profissional dedicada à beleza. Em média, cerca de 16000 pessoas têm acesso a estes tratamentos gratuitos todos os anos e mais de 18000 participaram em formações profissionais de beleza, desde o início do programa. Finalmente, as mulheres são afetadas pela contínua discriminação e desigualdades com base no género, exacerbadas pelas alterações climáticas. Apesar de estarem na linha da frente da crise, continuam sub-representadas no processo de tomada de decisões sobre o clima. O programa Women and Climate da Fondation L'Oréal apoia, em particular, as mulheres que estão a desenvolver projetos de ação climática que abordam a crise climática urgente e sensibilizam para a importância de soluções climáticas sensíveis ao género.
Acerca da UNESCO
Desde a sua criação em 1945, a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, tem trabalhado para criar as condições para o diálogo entre civilizações, culturas e povos, com base no respeito pelos valores comuns. A missão da UNESCO é contribuir para a construção da paz, erradicar a pobreza, promover o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através dos seus conhecimentos únicos em educação, ciência, cultura, comunicação e informação. A Organização tem duas prioridades globais: África e a igualdade de género. A UNESCO é a única agência especializada da ONU com um mandato específico nas ciências, simbolizado pelo "S" no seu acrónimo. Através dos seus programas relacionados com a ciência, a UNESCO contribui para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ajuda os países em desenvolvimento a construir as suas capacidades científicas e tecnológicas e apoia os Estados Membros nos seus esforços para desenvolver políticas e programas científicos. Também apoia os Estados Membros nos seus esforços para desenvolver políticas públicas eficazes que integrem sistemas de conhecimento locais e nativos. A UNESCO promove a investigação científica e os conhecimentos especializados nos países em desenvolvimento. A Organização lidera vários programas intergovernamentais sobre gestão sustentável da água doce, dos oceanos e dos recursos terrestres, conservação da biodiversidade e utilização da ciência para enfrentar as alterações climáticas e a redução do risco de catástrofes. Com os seus gabinetes nacionais e regionais em todos os continentes, a UNESCO apoia a cooperação científica internacional e trabalha com muitos parceiros a nível global, regional e nacional. Através dos seus parceiros, a Organização pode recorrer a recursos, know-how e experiência para promover os seus valores e ideais e para reforçar o impacto e a visibilidade da sua ação em todos os seus domínios de competência.