Para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, dia 25 de novembro, L'Oréal Paris consciencializa L’Oréal Paris consciencializa todas as pessoas contra o assédio nas ruas, de forma a que saibam como combatê-lo com segurança através do Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos, uma parceria entre L'Oréal Paris e a ONG Right To Be (anteriormente Hollaback!). Esta iniciativa global permitirá que as mulheres aprendam a reagir em situações de assédio em locais públicos de forma segura, através da formação, de 5 minutos, é possível descobrir o que fazer em caso de testemunhar ou ser vítima de assédio sexual num espaço público.
O ASSÉDIO EM LOCAIS PÚBLICOS É O PRINCIPAL PROBLEMA QUE AS MULHERES DE TODO O MUNDO TÊM DE ENFRENTAR
De acordo com um estudo internacional promovido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, o assédio sexual em espaços públicos foi identificado como o principal problema que as mulheres de todo o mundo têm de enfrentar. De facto, o assédio em locais públicos constitui uma barreira na vida quotidiana das mulheres, privando-as da sensação de segurança e do sentimento de autoestima. Vai contra os valores do empoderamento da mulher, que estão no coração do ADN da L’Oréal Paris. É por esta razão que a L’Oréal Paris está empenhada em combater o assédio em locais públicos em todo o mundo.
INQUÉRITO DE IMPACTO SOCIAL PROVA QUE 97% DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA SENTEM-SE MAIS HABILITADOS A AGIR DEPOIS DE FAZER A FORMAÇÃO STAND UP
Esta iniciativa global já formou 700 mil pessoas a combater com segurança ao assédio nas ruas com a metodologia dos 5Ds.
Em 2022, L'Oréal Paris acelerou o seu compromisso de combater o assédio nas ruas com o objetivo de formar 1,5 milhões de pessoas até ao final do ano.
Em 2022, L'Oréal Paris acelerou o seu compromisso de combater o assédio nas ruas com o objetivo de formar 1,5 milhões de pessoas até ao final do ano.
O inquérito revelou que o programa Stand Up - contra o Assédio em Locais Públicos, ao oferecer as ferramentas certas, tem capacitado os participantes a andar com mais confiança na rua.
- 97% dos participantes do programa Stand Up sentem-se mais habilitados a intervir quando testemunham assédio nas ruas;
- Mais de 9 em cada 10 participantes do programa Stand Up estão convencidos de que poderiam fazer pelo menos uma coisa para combater o assédio nas ruas se o testemunhassem (v.s 67% da população em geral);
- Depois da formação, as pessoas que sofrem de assédio nas ruas tendem a sentir-se menos vulneráveis (19%), assustadas (20%), desconfortáveis (46%) e ansiosas (25%) do que antes da formação.
"O assédio nas ruas vai contra os valores do empoderamento das mulheres, em que L'Oréal Paris acredita. Orgulhamo-nos de ver que, num curto espaço de tempo, o nosso programa de formação de stand-up contra o assédio na rua teve um impacto tão positivo e concreto no dia-a-dia das mulheres. Encorajamos todos a fazerem a formação e espalharem a palavra. Com Stand Up, todas as mulheres podem reconhecer o seu valor." afirma Delphine Viguier Hovasse, Presidente Global L'Oréal Paris
EVA LONGORIA, EMBAIXADORA DE L'ORÉAL PARIS, ENCORAJA TODOS A FAZEREM A FORMAÇÃO STAND UP - CONTRA O ASSÉDIO EM LOCAIS PÚBLICOS
A porta-voz de L'Oréal Paris, Eva Longoria, é protagonista num novo vídeo de sensibilização, partilhando uma masterclass para incentivar à realização da formação. A marca continua a incentivar toda a população a formar-se para a metodologia dos 5Ds desenvolvida pela Right To Be através do site dedicado ao programa Stand Up e a partilhar a palavra com a hashtag #WeStandUp.
"Acredito que todas as mulheres têm o direito de se sentirem dignas, e, no entanto, 80% das mulheres em todo o mundo já tiveram em situação de assédio nas ruas pelo menos uma vez na vida. Está na hora de mudar isto. Através de programas como o Stand Up, podemos unir-nos em solidariedade para aprender as ferramentas e parar comportamentos indesejados, recuperando o nosso poder e fazer mudanças nas nossas comunidades." diz Eva Longoria.
A formação tem como base a metodologia 5Ds, um sistema pioneiro que permite à vítima e às testemunhas uma intervenção segura contra o agressor.
Mais sobre a Metodologia dos 5 Ds
- Distrair - Distrair é uma forma indireta de "empatar" o que está a acontecer.
- Delegar - Chame a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e pergunte-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação
- Documentar - Observe e testemunhe, escreva ou filme o assédio e forneça o vídeo à vítima.
- Dirigir-se - Abordar a pessoa que está a ser assediada e mostrar o apoio de que necessita.
- Dialogar - Fale alto e convide o assediador a ir embora, mas lembre-se, a sua segurança e a segurança da pessoa que está a ser assediada vêm em primeiro lugar.
Para saber mais, visite Stand Up- Contra o Assédio em Locais Públicos. Encontre a formação completa, acessível e faça parte da solução!