• A semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos será celebrado entre o dia 16 e 23 de abril.
• A metodologia de Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos foi criada por L'Oréal Paris em colaboração com a ONG internacional Right To Be.
• A campanha digital será realizada durante a Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos por perfis de influenciadoras reconhecidas.
Para marcar a 13ª Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos, de 16 a 23 de abril, L’Oréal Paris continua a destacar o impacto positivo do programa Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos, uma parceria lançada em março de 2020 entre L'Oréal Paris e a ONG Right To Be (anteriormente Hollaback!). Esta iniciativa global já formou mais de 1,5 milhões de pessoas sobre como combater com segurança o Assédio em Locais Públicos, com a metodologia dos 5D's. O objetivo é alcançar 2 milhões de pessoas formadas até ao final de 2023.
O Assédio em Locais Públicos não é uma brincadeira
Durante a Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos, L'Oréal Paris irá ativar uma campanha digital em Portugal com o mote "O Assédio em Locais Públicos não é uma brincadeira". Envolverá um total de 5 perfis de influenciadoras digitais, como Mel Jordão, Inês Mocho, Clara Não, Yolanda Tati e Catarina Rochinha que sensibilizarão para a situação de Assédio em Locais Públicos e comunicarão sobre o programa e formação Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos.
Estudo de Impacto Social revela o efeito positivo no dia a dia das pessoas que realizaram a formação do Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos
O inquérito de impacto social revelou que o programa Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos deu poder às pessoas que realizaram a formação, dando-lhes as ferramentas certas para caminharem confiantes na rua. Os participantes dizem estar agora mais aptos a identificar o assédio em locais públicos e a sentir-se mais preparados para intervir do que a população em geral. As principais conclusões são as seguintes:
- 97% dos participantes da formação sentem-se mais capazes de intervir quando testemunham casos de assédio em locais públicos do que antes da formação.
- Mais de 9 em cada 10 participantes estão convencidos de que poderiam fazer pelo menos uma ação para combater o assédio em locais públicos se o testemunhassem (em comparação com 67% da população em geral).
- Após a formação, os participantes que pessoalmente sofrem de assédio em locais públicos tendem a sentir-se menos vulneráveis (19%), assustados (20%), desconfortáveis (46%) e ansiosos (25%) do que antes da formação.
"Acredito que todas as mulheres têm o direito de se sentirem dignas, e, no entanto, 80% das mulheres em todo o mundo já tiveram em situação de assédio nas ruas pelo menos uma vez na vida. Está na hora de mudar isto. Através de programas como o Stand Up, podemos unir-nos em solidariedade para aprender as ferramentas e parar comportamentos indesejados, recuperando o nosso poder e fazer mudanças nas nossas comunidades." diz Eva Longoria.
A formação tem como base a metodologia dos 5D's, um sistema pioneiro que permite à vítima e às testemunhas uma intervenção segura contra o agressor.
- Distrair - Distrair é uma forma indireta de "empatar" o que está a acontecer.
- Delegar - Chame a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e pergunte-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação
- Documentar - Observe e testemunhe, escreva ou filme o assédio e forneça o vídeo à vítima.
- Dirigir-se - Abordar a pessoa que está a ser assediada e mostrar o apoio de que necessita.
- Dialogar - Fale alto e convide o assediador a ir embora, mas lembre-se, a sua segurança e a segurança da pessoa que está a ser assediada vêm em primeiro lugar.
Para participar na formação Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos, visite https://www.standup-international.com/pt/pt.
Juntos podemos fazer a diferença e criar um mundo mais seguro e respeitoso para todos.
Juntos podemos fazer a diferença e criar um mundo mais seguro e respeitoso para todos.