10/10/23

CIENTISTAS GALARDOADAS COM PRÉMIO L’ORÉAL-UNESCO “PARA MULHERES NA CIÊNCIA” RECEBEM NOBEL DE MEDICINA E FÍSICA



As professoras Katalin Karikó, vencedora do prémio L'Oréal-UNESCO 'Para Mulheres na Ciência' em 2022, e Anne L'Huillier, vencedora do mesmo prémio em 2011, receberam esta semana o Prémio Nobel de Medicina e Física, respetivamente. A professora de Bioquímica, Katalin Karikó, foi premiada pelo seu trabalho que permitiu desenvolver vacinas de mRNA contra a Covid-19, enquanto a professora de Física Atómica, Anne L'Huillier, foi reconhecida pelos seus métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica eletrónica da matéria.

"A Fundação L'Oréal dá os seus sinceros parabéns às professoras Katalin Karikó e Anne L'Huillier pelas suas conquistas históricas em nome da ciência. Os próximos anos serão cruciais para o futuro da humanidade e para os desafios que enfrenta. A sociedade precisa tanto do talento feminino, como do masculino. Os jovens investigadores de hoje devem ser capazes de conquistar um Prémio Nobel sem obstáculos ou diferenças de género.”, afirma Alexandra Palt, diretora executiva da Fundação L’Oréal.

Atualmente, as mulheres continuam a ter uma representação baixa na investigação científica - a sua expressão é de apenas 33,3%1 dos investigadores em todo o mundo. Além disso, têm dificuldade em desenvolver a sua carreira e obter o reconhecimento devido. Desde a criação do Prémio Nobel em 1901, 640 cientistas foram premiados pelo seu trabalho em Física, Química ou Medicina. No entanto, apenas 26 eram mulheres2.

O Prémio Nobel atribuído a Katalin Karikó e a Anne L'Huillier eleva para sete o número de cientistas reconhecidas com o prémio L'Oréal-UNESCO 'Para Mulheres na Ciência' que receberam esta distinção. De destacar também Christiane Nüsslein-Volhard (Prémio Nobel da Ciência) Medicina em 1995), Ada Yonath (Prémio Nobel de Química em 2009), Elizabeth H. Blackburn (Prémio Nobel de Medicina em 2009), Emmanuelle Charpentier (Prémio Nobel de Química em 2020) e Jennifer A. Doudna (Prémio Nobel de Química em 2020). 


1Informação da UNESCO sobre ciência: Um caminho contra o tempo para um futuro melhor, 2021
2 www.nobelprize.org


SOBRE A FUNDAÇÃO L’ORÉAL
A Fundação L'Oréal apoia e capacita as mulheres para moldarem o seu futuro e fazerem a diferença na sociedade, concentrando-se em três áreas principais: investigação científica, beleza inclusiva e ação climática. Desde 1998, o programa L'Oréal-UNESCO tem trabalhado para capacitar mais mulheres cientistas para superarem as barreiras e rumarem à progressão, permitindo-lhes participar na resolução dos grandes desafios do nosso tempo, para o benefício de todos. Durante 25 anos, apoiou mais de 4.100 mulheres investigadoras de mais de 110 países, recompensando a excelência científica e inspirando as gerações mais jovens de mulheres a escolherem a ciência como carreira.
Convencida de que a beleza contribui para o processo de reconstrução de vidas, a Fundação L'Oréal ajuda mulheres vulneráveis a melhorar a sua autoestima, através de tratamentos gratuitos de beleza e bem-estar. Também permite que mulheres desfavorecidas tenham acesso a empregos com formação profissional específica em beleza. Em média, cerca de 16.000 pessoas têm acesso a estes tratamentos gratuitos todos os anos e mais de 35.000 pessoas participaram em formações profissionais de beleza desde o início do programa.
As mulheres são afetadas por discriminação persistente e desigualdade de género, exacerbadas pelas alterações climáticas. Embora estejam na linha da frente da crise, continuam sub-representadas na tomada de decisões climáticas. O programa Mulheres e Clima da Fundação L'Oréal apoia, em particular, mulheres que desenvolvem projetos de ação climática para enfrentar a crise climática urgente e aumenta a consciência sobre a importância de soluções com uma perspetiva de género.


SOBRE A UNESCO
Desde a sua criação em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem trabalhado para criar as condições necessárias ao diálogo entre civilizações, culturas e povos, baseado no respeito pelos valores comuns. A missão da UNESCO é utilizar a sua experiência única em educação, ciência, cultura, comunicação e informação para contribuir para a construção da paz, a erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural. A Organização tem duas prioridades globais: África e igualdade de género.
A UNESCO é a única agência especializada das Nações Unidas com um mandato específico em ciência, simbolizado pelo “S” na sua sigla. Através dos seus programas relacionados com a área, a UNESCO contribui para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ajuda os países em desenvolvimento a desenvolverem as suas capacidades científicas e tecnológicas e apoia os Estados-Membros nos seus esforços para o desenvolvimento de políticas e programas científicos. A UNESCO também apoia os Estados-Membros nos seus esforços para desenvolver políticas públicas eficazes que integrem sistemas de conhecimento locais e indígenas.
A UNESCO promove a investigação científica e o conhecimento técnico nos países em desenvolvimento. A Organização lidera também vários programas intergovernamentais sobre a gestão sustentável dos recursos de água doce, oceânicos e terrestres, a conservação da biodiversidade e a utilização da ciência para enfrentar as alterações climáticas e reduzir o risco de catástrofes.


SOBRE A L'ORÉAL
 Há mais de 110 anos que a L’Oréal faz da beleza a sua missão de todos os dias. No portfólio contam-se 36 marcas, com atividade em 150 países e cerca de 88 mil profissionais. Uma estrutura robusta e diversificada, que garantiu ao grupo um volume de negócios de 38,26 mil milhões de euros em 2022, com um crescimento de 18,5% face a 2021. A liderança inequívoca no setor da beleza é também marcada pela presença em todos os canais de distribuição, incluindo grandes superfícies e armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, travel retail, lojas próprias e e-commerce. A investigação e inovação estiveram na génese do grupo e continuam bem presentes em todas as suas insígnias. Em comum têm também o compromisso com a sustentabilidade - Sharing Beauty With All – orientado por ambiciosos objetivos de desenvolvimento sustentável aplicados em toda a sua cadeia de valor. 
 www.loreal.com 
Filipa Prates