- 69 investigadoras reconhecidas em Portugal, desde 2004, incluindo quatro nesta 20.ª edição;
- 60 mil euros para apoiar os projetos de investigação das quatro jovens doutoradas nesta edição;
- Programa inspirado no L’Oréal-UNESCO For Women in Science, que em 26 anos reconheceu mais de 4400 mulheres pela excelência da sua investigação, incluindo 132 laureadas pelos Prémios Internacionais e mais de 4000 jovens investigadoras. Entre as laureadas, 7 receberam um Nobel.
Estas são algumas das questões de partida dos quatro projetos científicos distinguidos este ano pelas Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, uma iniciativa da L’Oréal Portugal em conjunto com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa, que completa a sua 20ª edição, vai apoiar a investigação de Laetitia Gaspar - Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Cláudia Deus - Inst. Multidisciplinar de Envelhecimento da Universidade de Coimbra, Sara Silva Pereira - Centro de Investigação Biomédica da Universidade Católica Portuguesa, e Mariana Osswald - Inst. de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto.
Sobre a L’Oréal
Há 115 anos que a L’Oréal faz da beleza a sua missão de todos os dias. No portfólio contam-se 37 marcas globais, com atividade em mais 50 países e cerca de 90 mil profissionais. Uma estrutura robusta e diversificada, que garantiu ao grupo um volume de negócios de 41,18 mil milhões de euros em 2023, mais 7,6% do que em 2022. A liderança inequívoca no setor da beleza é também marcada pela presença em todos os canais de distribuição, incluindo grandes superfícies e armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, travel retail, lojas próprias e e-commerce. A investigação e inovação estiveram na génese do grupo e continuam bem presentes em todas as suas insígnias. Em comum têm também o compromisso com a sustentabilidade, através do L’Oréal For the Future, orientado por ambiciosos objetivos de desenvolvimento sustentável aplicados em toda a sua cadeia de valor.
www.loreal.com
Sobre a Fundação L’Oréal
A Fundação L’Oréal apoia e capacita as mulheres para moldarem o seu futuro e fazerem a diferença na sociedade, concentrando-se em três áreas principais: investigação científica, beleza inclusiva e ação climática.
Desde 1998, o programa L’Oréal-UNESCO For Women in Science tem trabalhado para capacitar mais cientistas do sexo feminino a superarem barreiras e a participarem na resolução dos grandes desafios do nosso tempo, em benefício de todos.
Ao longo de 26 anos, apoiou mais de 4400 investigadoras de mais de 110 países, recompensando a excelência científica e inspirando as gerações mais jovens de mulheres a seguirem uma carreira científica.
Convicta de que a beleza contribui para reconstruir vidas, ajuda mulheres vulneráveis a melhorarem a sua autoestima através de tratamentos de beleza e bem-estar gratuitos. Também apoia as mulheres desfavorecidas a aceder ao mercado de trabalho através de formação profissional na área da beleza. Em média, cerca de 16 mil pessoas têm acesso a estes tratamentos anualmente e mais de 35 mil beneficiaram de formação desde o início do programa. Muitas mulheres são afetadas por persistente discriminação e desigualdade de género, que são agravadas pelas alterações climáticas, embora continuem sub-representadas na tomada de decisões climáticas. Por isso, o programa Women and Climate da Fundação L’Oréal apoia, em particular, mulheres que estão a desenvolver projetos de ação para enfrentar a urgente crise climática e sensibiliza a sociedade para a importância de soluções climáticas que tenham em consideração as questões de género.
https://www.fondationloreal.com