- Para 52% das pessoas, as mulheres são culpadas pelas situações de assédio sexual em espaços públicos devido às suas atitudes, comportamento ou aparência*.
- Por ocasião da semana internacional contra o assédio na rua, L'Oréal Paris lança a campanha “A Culpa Nunca é Tua” para o seu programa de formação Stand Up contra o Assédio em Locais Públicos. Apesar de o assédio sexual em espaços públicos ser um problema mundial e comum, continuam a existir ideias erradas e é necessária uma maior consciencialização sobre a vergonha e a culpa. Fiel à sua missão, L'Oréal Paris, através desta nova campanha, tem como objetivo dar poder às mulheres e recordar-lhes o seu direito de serem quem são.
47% das mulheres já foram pessoalmente alvo de comentários ou piadas sexualmente sugestivos ou intrusivos sobre a sua aparência, vestuário, anatomia ou aspeto num espaço público. Para evitar este tipo de situações, 60% delas adaptam o seu vestuário ou aparência em espaços públicos.
São estas as conclusões de um novo inquérito internacional realizado pela Ipsos para L'Oréal Paris sobre o assédio sexual em espaços públicos em 2023.
Estes números mostram a necessidade crucial de mudar a mentalidade sobre o tema. Porque, apesar da prevalência mundial desta questão, continuam a existir ideias erradas. Por vezes, as mulheres acabam por se culpar por serem assediadas, quando, na realidade, a culpa nunca é delas.
L'Oréal Paris está a apoiar as mulheres a caminharem e a construírem o seu destino, a terem a liberdade de serem femininas e feministas.
O assédio sexual em espaços públicos pode afetar significativamente a capacidade de uma mulher organizar a sua vida. Cada ato de assédio na rua tem um impacto maior do que se possa pensar. Altera o seu comportamento, põe em causa a sua confiança, baixa a sua autoestima. Fá-las evitar certos lugares, repensar a sua aparência e sentir-se inseguras ao sair sozinhas. O assédio na rua pode levar à invisibilidade da mulher na sociedade.
Porque o assédio de rua vai contra tudo o que L'Oréal Paris representa, a marca lançou a 8 de março de 2020, com a ONG internacional Right To Be, um programa global para lutar contra ele e assim apoiar todas as mulheres na sua jornada para se realizarem de acordo com as suas próprias regras e aspirações. O Stand Up against street harassment centra-se na sensibilização para o assédio de rua e na formação de pessoas com a metodologia 5D da Right To Be, para que aprendam a reagir em segurança quando sofrem ou testemunham assédio de rua.
Até à data, mais de 3,7 milhões de pessoas receberam formação com o Stand Up em 46 países, com a ambição de atingir 4,5 milhões até ao final de 2025.
Sobre L'Oréal Paris
L'Oréal Paris é a marca de beleza número um do mundo, com produtos disponíveis em 150 países em todo o mundo. Através dos seus produtos e serviços pioneiros, L'Oréal Paris dá poder a todas as mulheres para que tomem conta das suas vidas, acreditem em si próprias, ocupem o lugar que merecem na sociedade e façam a mudança acontecer. No coração da marca está o famoso je ne sais quoi francês, uma visão fortalecedora da autoconfiança para imbuir cada mulher de um sentido de autoestima.
Sobre o Stand Up Contra o Assédio em Locais Públicos, de L'Oréal Paris
Em todo o mundo, 80% das mulheres já foram vítimas de assédio na rua e 85% das pessoas declaram que existe uma falta de formação sobre como intervir quando testemunham essa situação*. Porque o assédio na rua vai contra tudo o que L'Oréal Paris representa, a marca lançou o projeto Stand Up Contra o Assédio Em Locais Públicos, em 2020, em parceria com a Right To Be. Este programa está focado na consciencialização sobre este problema global e na formação de pessoas sobre como reagir em segurança quando o presenciam ou testemunham, com base na metodologia 5D's criada pela Right To Be, uma ONG internacional especialista na luta contra o assédio de todas as formas. A metodologia 5D's da Right To Be consiste em cinco ferramentas simples e eficazes para ajudar as pessoas a intervir em segurança quando testemunham ou sofrem assédio na rua. Até à data, mais de 3,7 milhões de pessoas receberam formação através da iniciativa Stand Up, em 46 países.
Sobre a Right To Be
A Right To Be é um líder global no movimento para acabar com o assédio. O que começou como um blog lançado por jovens para partilhar experiências pessoais de assédio, rapidamente se transformou numa iniciativa global. A Right To Be trabalha com as comunidades para compreender o problema, iniciar conversas públicas e desenvolver estratégias inovadoras que resultem em ambientes seguros e acolhedores para todos.
*Fonte: Inquérito internacional sobre assédio sexual em espaços públicos, realizado pela L'Oréal Paris com a IPSOS, com dados recolhidos em 20 países com mais de 20 000 participantes, entre 5 de novembro e 21 de dezembro de 2023.