O Conselho de Administração da L'Oréal reuniu-se ontem, dia 14 de outubro de 2020, sob a presidência de Jean-Paul Agon. Na sequência das recomendações da Comissão de Nomeações e Governação, o Conselho de Administração decidiu sobre uma nova governação e um plano de sucessão para o CEO do Grupo.
Como os estatutos da Empresa não prevêem qualquer excepção à idade legal de reforma de 65 anos, Jean-Paul Agon deve encerrar as suas funções como CEO antes de Julho de 2021.
Neste contexto, o Conselho de Administração anunciou a sua intenção de dissociar as funções de Chairman e CEO.
O Conselho anunciou a sua intenção de renovar o mandato de Jean-Paul Agon como Chairman, cargo que exerce desde 2011, e de nomear Nicolas Hieronimus como CEO.
Nicolas Hieronimus juntou-se à L'Oréal há 33 anos e passou toda a sua carreira no Grupo, em muitos países e divisões de negócio. Tem sido o vice-diretor executivo responsável pelas Divisões desde 2017.
Sophie Bellon, Presidente da Comissão de Nomeações e Governação e Directora independente comentou: "A nossa Comissão tem vindo a trabalhar há mais de dezoito meses na futura governação da L'Oréal e no plano de sucessão de Jean-Paul Agon como CEO, numa abordagem que queríamos que fosse virada para o futuro, objetiva e exigente. Depois de estudar os principais desafios do Grupo para os próximos anos, o Comité selecionou vários candidatos, tanto homens como mulheres, com as competências e qualidades pessoais necessárias para enfrentar com sucesso estes desafios, que foram entrevistados pelo Comité. Nicolas Hieronimus emergiu como o candidato mais legítimo para suceder a Jean-Paul Agon como CEO. A sua nomeação foi, portanto, recomendada ao Comité, com o pleno acordo de Jean-Paul Agon.”
O Conselho de Administração tem o prazer de poder contar com Jean-Paul Agon como Chairman e está ansioso por lhe prestar homenagem quando chegar a altura. O Conselho de Administração gostaria de lhe agradecer calorosamente pelos seus 15 anos como CEO do Grupo. Jean-Paul Agon imaginou o futuro da beleza e transformou a empresa para a adaptar aos desafios do seu tempo, mantendo-se fiel aos valores essenciais da L'Oréal.
O Conselho de Administração está convicto de que a organização proposta irá garantir a sustentabilidade do desempenho, valores e compromissos do Grupo, bem como a qualidade da sua governação. O Conselho de Administração e Nicolas Hieronimus irão beneficiar da experiência bem-sucedida e reconhecida de Jean-Paul Agon em ambos os cargos e poderá contar com os seus conhecimentos em matéria de governação para responder às crescentes expectativas dos stakeholders do Grupo. Nicolas Hieronimus poderá contar com os conselhos de Jean-Paul Agon, através de uma relação de confiança estabelecida entre eles ao longo de muitos anos.
Além disso, Jean-Paul Agon, com o acordo do Conselho de Administração, e total apoio de Nicolas Hieronimus e da Comissão de Nomeações e Governação, desejou manter o papel de vice-diretor executivo, cargo que Nicolas Hieronimus detém desde 2017. Barbara Lavernos, que liderará a Investigação, Inovação e Tecnologia a partir de fevereiro de 2021, será nomeada vice-diretora executiva a 1 de maio de 2021.